Uma iniciativa do curso de Direito da Universidade Positivo (UP) levará orientação e diálogo sobre desinformação e fake news a estudantes e pais da Escola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba (PR). A ação, que ocorre no dia 18 de outubro, faz parte da disciplina de extensão universitária “Desinformação e fake news: democracia e direitos em jogo”, ministrada pela professora Adriana Inomata.
Ao todo, 60 acadêmicos da UP participarão da atividade, com o objetivo de promover a conscientização de 50 alunos do 1º ano do Ensino Técnico em Administração e cerca de 10 pais da comunidade escolar.
A iniciativa é realizada em parceria entre a universidade e a escola, sob a liderança do professor da Lysimaco, Eduardo Emmerick, que também é aluno formando do curso de Direito da UP.
Segundo a docente, o projeto surgiu a partir da necessidade de ampliar a compreensão sobre o fenômeno da desinformação.
“Muitos entendem que desinformação se resume a fake news e desconhecem outras formas de distorção informacional. Nosso propósito é provocar reflexão e conscientização sobre o impacto que a desordem informacional causa na sociedade. A desinformação é considerada um dos grandes problemas na sociedade atual e deve ser combatida”, destaca Adriana.