Estudo revela a queda no acesso à internet entre crianças e adolescentes em escolas brasileiras
Acesso à internet entre adolescentes nas escolas caiu de 51% para 37%, segundo pesquisa Tic Kids Online Brasil 2025.
Em 2025, o uso de internet por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade nas escolas caiu para 37%, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, divulgado em São Paulo no dia 22. A pesquisa aponta que a proporção de usuários nessa faixa etária que acessa a internet nas escolas recuou de 51% no ano passado.
Fatores da queda no acesso
Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, sugere que a queda pode estar ligada à lei que restringiu o uso de celulares nas escolas, implementada em março deste ano. Outros fatores, como o debate político sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, também podem ter influenciado essa redução.
Dados do estudo
O estudo revelou que 92% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuárias de internet, uma leve queda em relação aos anos anteriores. O celular é o principal dispositivo de acesso, utilizado por 96% dos entrevistados. Além disso, 84% acessam a internet de casa várias vezes ao dia, enquanto apenas 12% fazem isso nas escolas.
Atividades realizadas online
As principais atividades realizadas na internet incluem pesquisas escolares (81%), temas de interesse (70%) e leitura de notícias (48%). Curiosamente, o número de jovens que nunca acessaram a internet aumentou, passando de 492.393 para 710.343.
Influência dos influenciadores digitais
Quase 46% dos jovens acessam a internet para ver vídeos de influenciadores, o que gera preocupações sobre o conteúdo consumido. A coordenadora alerta que a mediação ativa dos pais é crucial para garantir um uso seguro da internet.
A pesquisa, realizada entre março e setembro de 2025, entrevistou 2.370 crianças e adolescentes e seus responsáveis, e destaca a importância de estratégias de mediação por parte das plataformas e dos pais.