Vacinação de caminhoneiros na Tríplice Fronteira

Ação visa atualizar cadernetas e prevenir sarampo

A vacinação de caminhoneiros na Tríplice Fronteira ocorre nesta quarta-feira (1º) no Porto Seco de Foz do Iguaçu, com expectativa de 200 vacinas aplicadas.

Nesta quarta-feira (1º), o Governo do Estado realiza uma ação de vacinação no Porto Seco de Foz do Iguaçu, com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal dos caminhoneiros e prevenir o sarampo na região da Tríplice Fronteira. A expectativa é vacinar cerca de 200 motoristas ao longo do dia, em uma iniciativa que conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), prefeitura, Regional de Saúde, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Fronteira (Cievs) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Importância da vacinação

A ação é estratégica, pois visa garantir a imunização de caminhoneiros, que estão em constante circulação entre Brasil, Paraguai e Argentina. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, “esses trabalhadores são fundamentais para movimentar a economia do Estado e do país e precisam ter acesso facilitado às vacinas”. O evento oferece vacinas contra hepatite B, difteria e tétano (dT), febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Acesso facilitado à saúde

As ações extramuros têm como objetivo levar a saúde até locais de grande circulação, garantindo que todos tenham a oportunidade de se vacinar, mesmo fora dos horários e unidades tradicionais de atendimento. Essa iniciativa integra estratégias do Governo do Estado para ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção de doenças entre diferentes públicos. Atualmente, a cobertura vacinal no Estado é de 97,62% para hepatite B; 76,93% para febre amarela; 91,25% para a primeira dose da tríplice viral e 79,22% para a segunda dose.

Conclusão

Essa ação é um passo importante na luta contra o sarampo e outras doenças preveníveis, garantindo a proteção da saúde dos caminhoneiros e da população em geral.

PUBLICIDADE

Relacionadas: