Governo do Paraná realiza busca ativa para aplicação da vacina em adultos após tornado
Em Rio Bonito do Iguaçu, busca ativa para vacinação contra o tétano é reforçada após tornado, com foco em adultos.
Intensificação da vacinação contra o tétano em Rio Bonito do Iguaçu
O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em colaboração com a Força Nacional do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, está intensificando a busca ativa para a aplicação da vacina antitetânica. Essa ação se dá em resposta aos danos causados pelo recente tornado, com ênfase na vacinação de adultos que necessitam de dose de reforço. Atualmente, o município conta com cerca de 300 doses do imunizante disponíveis, além de mais de 7,6 mil na 5ª Regional de Saúde.
Cobertura vacinal e necessidades de reforço
Os dados coletados pela Sesa revelam que a cobertura vacinal contra o tétano em Rio Bonito do Iguaçu é bastante satisfatória, com mais de 90,48% das crianças menores de um ano já imunizadas. Além disso, 95,24% das crianças acima de um ano receberam a dose de reforço. Em relação às gestantes, a vacina dTpa (que protege contra difteria, tétano e coqueluche) foi aplicada em 98,41% delas, demonstrando um compromisso com a saúde da população.
Para os adultos, é crucial a aplicação de uma dose de reforço a cada 10 anos. No entanto, para aqueles que estiverem expostos a riscos, como ferimentos durante a reconstrução da cidade, esse reforço deve ser antecipado para um período de 5 anos. A busca ativa visa localizar pessoas que estão com o cronograma vacinal atrasado ou que desconhecem sua situação vacinal, especialmente aquelas em risco de ferimentos.
Prevenção contra o tétano
O tétano é uma doença grave causada pela bactéria clostridium tetani, que pode ser encontrada em diversos ambientes, como fezes, terra e água suja. A infecção ocorre através da contaminação de ferimentos. Importante ressaltar que não há transmissão direta entre indivíduos, e a principal forma de prevenção é a vacinação. O secretário da Saúde, Beto Preto, enfatiza a importância da vacina, afirmando que ela proporciona maior segurança aos moradores expostos a ferimentos durante a reconstrução.
Esquema vacinal e recomendações
O esquema vacinal contra o tétano começa nos primeiros meses de vida, com a aplicação de três doses de vacina pentavalente no primeiro ano. Os reforços são administrados aos 15 meses e aos 4 anos. Adultos com esquema vacinal completo devem receber uma dose de reforço a cada 10 anos, e gestantes, a partir da 20ª semana de gravidez, devem receber uma dose para prevenir o tétano neonatal.
Crianças a partir de 7 anos que não completaram o esquema vacinal devem iniciar ou completar as 3 doses, com intervalo de 60 dias entre elas ou mínimo de 30 dias em situações específicas.
Outras vacinas e locais de vacinação
Além da vacina antitetânica, a Sesa destaca a importância da atualização das vacinas contra síndromes respiratórias, como Influenza e Covid-19, que estão disponíveis nas salas de vacinação do município. Uma nova remessa de doses para Covid-19 infantil será distribuída a partir desta sexta-feira (21).
Os moradores de Rio Bonito do Iguaçu podem se vacinar contra o tétano e outras doenças na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na Avenida Dr. Carmosino Vieira Branco, e nas unidades rurais de Centro Novo, Arapongas e Campo do Bugre.