Velocidade de dinossauros e mamutes foi superestimada, indica estudo

Sergey Krasovskiy/Getty Images

Pesquisa revisa máximas velocidades de grandes animais terrestres extintos, mostrando que eram mais lentos do que se acreditava

Estudo revela que velocidade de dinossauros e mamutes foi superestimada devido a modelos antigos que não consideravam diferenças anatômicas.

Um estudo científico publicado em janeiro de 2026 trouxe uma nova perspectiva sobre a velocidade máxima dos maiores animais terrestres já existentes, incluindo dinossauros saurópodes e mamutes, indicando que esses gigantes eram significativamente mais lentos do que se acreditava até então.

Revisão das metodologias para estimar velocidades

Até agora, as estimativas de velocidade desses animais extintos dependiam de modelos matemáticos que agruparam diferentes tipos anatômicos e modos de locomoção, o que levou a superestimações consideráveis. A nova pesquisa adotou uma abordagem baseada exclusivamente em dados empíricos de elefantes vivos, considerados os melhores análogos para grandes vertebrados do passado, para corrigir essas distorções.

Influência da anatomia e massa corporal na locomoção

A velocidade de marcha depende de fatores como o tipo de locomoção e a massa corporal. Animais plantígrados, que caminham com toda a planta do pé apoiada, e graviportais, com patas adaptadas para suportar grandes pesos (acima de uma tonelada), tendem a ser mais lentos que os digitígrados (que andam sobre os dedos) e ungulígrados (sobre cascos). A partir de 100 kg, a velocidade máxima diminui progressivamente com o aumento do peso, exemplificado pelos elefantes, que não ultrapassam 25 km/h.

Resultados para os mamutes e mastodontes

Aplicando os novos modelos, constatou-se que o mamute-lanoso, com cerca de 6 toneladas, teria sido o mais rápido dos proboscídeos extintos, atingindo pouco mais de 20 km/h. Já o Mammut borsoni, pesando até 16 toneladas, dificilmente superaria 15 km/h. Estudos sobre mamutes que habitaram a Bacia do Orce, na Espanha, como o Mammuthus meridionalis – contemporâneo dos primeiros humanos da Eurásia Ocidental – indicam uma velocidade máxima em torno de 18 km/h.

Velocidade dos dinossauros gigantes

Os saurópodes, caracterizados por pescoços e caudas compridos, mostraram velocidades ainda menores. O Argentinosaurus huinculensis, um dos maiores animais terrestres conhecidos, com aproximadamente 75 toneladas, teria velocidade máxima de cerca de 10 km/h. Já o Turiasaurus riodevensis, encontrado na Espanha e pesando aproximadamente 42 toneladas, atingia até 11,8 km/h.

Colaboração internacional e publicação

O estudo foi fruto de uma colaboração entre cientistas das universidades de Queensland (Austrália), Helsinque (Finlândia), Granada e Madri (Espanha), e foi publicado na revista Scientific Reports. Essa pesquisa aprimora a compreensão da biomecânica de grandes vertebrados extintos, substituindo suposições anteriores por dados mais embasados e específicos.

![Dinossauro saurópode com pescoço longo](https://images.metroimg.com/2025/08/01150528/dinossauro-pescoco.jpg)

Dinossauro saurópode com pescoço longo. Foto: Sergey Krasovskiy/Getty Images

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: Sergey Krasovskiy/Getty Images

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: