Vereadora de Curitiba faz Sessão Solene em homenagem aos 63 anos do Tradicionalismo Gaúcho na Câmara Municipal de Curitiba

A noite desta terça-feira dia 09 de setembro ficou marcada na vida de muitos que vivem o tradicionalismo gaúcho em nossa capital. Curitiba vive várias culturas de diferentes povos, nossa capital é diversificada e o tradicionalismo gaúcho em nossa cidade já se estende por mais de seis décadas, ontem por proposição da vereadora Meri Martins (Republicanos), foi comemorado na sessão os 63 anos do Tradicionalismo Gaúcho em Curitiba e os 50 anos do Movimento Tradicionalista gaúcho (MTG), no estado do Paraná.

Vale ressaltar que há poucos dias Meri Martins esteve com o prefeito Eduardo Pimentel que sancionou a Lei nº 16.553/2025 que instituiu o dia da Mulher Tradicionalista em Curitiba, data esta a ser comemorado no dia 30 de agosto de cada ano.

Esteve presente também na sessão e compôs a mesa o deputado Estadual Alexandre Amaro que é o autor da Lei 22.164/2024 que institui o Dia do Tradicionalismo Gaúcho no Estado do Paraná, a ser comemorado todo dia 7 de março, um marco histórico para os amantes desta tradição.

A vereadora Meri Martins ressaltou na sessão a importância de se lembrar do tradicionalismo em nossa capital, “Esta celebração não é apenas uma lembrança de datas, mas sim, o reconhecimento de um legado que carrega a força da cultura, da tradição e da identidade de um povo”, destacou a parlamentar.

Foi homenageado o Departamento do MTG Paraná, os departamentos Artístico representado pelo diretor Fernando Andreatta, o Campeiro pelo 1º vice patrão Valcir Machado de Melo, o Cultural pela diretora Monique Martins, o Esportivo pelo diretor Matheus Martins, além do programa Papo Campeiro como plataforma digital e cultural, que foi representado pelo diretor Clóvis Torres.

Comporam a mesa também Beatriz Carvalho historiadora e idealizadora da Lei da mulher tradicionalista gaúcha, a 1º Prenda Juvenil da CTG Maria Vitória Cristoval além do Patrão do CTG 20 de setembro José Bronholo. O evento teve apresentações artísticas de dança de salão e tradicional, além de música, chula e também instrumental, todo o prendado da 1º região tradicionalista estiveram  presente no evento e agradeceram a cordialidade da vereadora em manter viva o Tradicionalismo em nossa região.

 

PUBLICIDADE

Relacionadas: