Verstappen reina em Monza; Erros da McLaren abrem caminho para o título

(L to R): Second placed Lando Norris (GBR) McLaren with race winner Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing and Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber in parc ferme

Verstappen vence com folga, McLaren erra na estratégia e em decisões de equipe, e Bortoleto conquista oitavo lugar.

Max Verstappen demonstrou sua superioridade no Grande Prêmio da Itália, em Monza, explorando ao máximo o potencial do RB21 configurado para alta velocidade. A Red Bull adotou uma estratégia direta: Verstappen cedeu a posição para Norris na largada, mas rapidamente retomou a liderança com o uso do DRS, abrindo uma vantagem considerável. A diferença de quase 20 segundos para o segundo colocado reflete a execução impecável da Red Bull e os equívocos da McLaren.

A McLaren enfrentou dificuldades para desafiar a Red Bull. A equipe hesitou em agir quando a diferença era de cinco segundos, permitindo que Verstappen escapasse. Além disso, um pit stop problemático de Lando Norris e a polêmica ordem para Oscar Piastri devolver a posição ao companheiro expuseram a indecisão da equipe. A manobra, embora pragmática, revela um campeonato menos competitivo entre os dois pilotos da McLaren, os únicos com chances reais de título. A aparente passividade de Piastri, líder do Mundial, ao aceitar a decisão que lhe custou pontos, pode ser um fator decisivo no futuro.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 overtakes Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 to take the lead of the race. Foto: XPB Images

A Ferrari teve um desempenho discreto em casa. Charles Leclerc terminou em quarto lugar, mas sem ritmo para o pódio. Lewis Hamilton, apesar de recuperar posições após uma punição, também não conseguiu se aproximar da disputa pela liderança. A Ferrari deixou Monza sem competitividade, e o quarto lugar foi recebido com certo alívio.

O oitavo lugar de Gabriel Bortoleto em Monza ganha destaque considerando a hierarquia atual das equipes. A Sauber não está entre as cinco melhores, posto ocupado pela Williams, enquanto Aston Martin, Racing Bulls, Haas e Sauber disputam o pelotão intermediário. Bortoleto teve um fim de semana consistente, mostrando evolução em relação às etapas anteriores.

Na corrida, Bortoleto duelou com Fernando Alonso e chegou a ultrapassá-lo. No entanto, a estratégia da equipe de marcá-lo diretamente se mostrou prematura. Bortoleto tinha ritmo e pneus para permanecer mais tempo na pista, mas foi chamado aos boxes cedo demais. Ele admitiu ter parado fora da marca ideal no pit stop, o que atrasou a equipe e resultou em uma parada mais longa. Isso o impediu de competir com Alexander Albon, que se beneficiou de um primeiro stint mais longo.

Ainda assim, o oitavo lugar foi um resultado positivo e reforça a imagem de Bortoleto como um talento em ascensão. Ao contrário de outros jovens ligados a programas de fábrica, Bortoleto possui apenas laços com a Audi, o que o torna um ativo interessante para o futuro da categoria. Monza demonstrou que Bortoleto está em constante evolução.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 at the start of the race as Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45 and Yuki Tsunoda (JPN) Red Bull Racing RB21 run wide. Foto: XPB Images

Entre os jovens, Antonelli se recuperou de um TL1 difícil, mas foi punido por forçar Albon para fora da pista. Oliver Bearman acumula 10 pontos na superlicença após um toque em Carlos Sainz, ficando perto de uma suspensão. Franco Colapinto superou seu companheiro Gasly, indicando uma possível recuperação. Isack Hadjar ganhou nove posições, terminando em décimo, mostrando progresso na Racing Bulls.

Nico Hülkenberg não largou devido a uma falha hidráulica na Sauber, e Fernando Alonso abandonou após quebrar a suspensão. Para os veteranos, a corrida foi um lembrete de que Monza não tolera erros.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: