Estudo revela a importância das bactérias na nutrição de algas marinhas
Cientistas confirmam que bactérias sob o gelo ártico ajudam na nutrição de algas, essenciais para a cadeia alimentar.
Cientistas descobriram que bactérias ocultas sob o gelo do Oceano Ártico têm ajudado na nutrição de algas marinhas, essenciais para a cadeia alimentar dos mares. A pesquisa é a primeira a confirmar que seres vivos congelados ajudam a fixar nitrogênio, elemento essencial para as algas.
Importância das bactérias no ecossistema
O estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, foi publicado nesta quinta-feira (20/10) na revista científica Communications Earth & Environment. Outras instituições europeias também estiveram envolvidas nas investigações. As análises revelaram que grande parte da fixação de nitrogênio acontece na borda do gelo, onde o derretimento é mais acentuado.
Ciclo benéfico para algas e bactérias
As bactérias ajudam na fixação de nitrogênio, um processo em que o gás dissolvido na água é transformado em amônio. Este elemento não só nutre as bactérias como também favorece o crescimento das algas. O recuo da camada congelada, impulsionado pelas mudanças climáticas, aumenta a disponibilidade de nitrogênio no ecossistema, beneficiando as algas.
Projeções futuras
De acordo com Lisa, uma das pesquisadoras, as projeções anteriores subestimaram a quantidade de nitrogênio no Oceano Ártico, o que pode impactar a produção de algas. “Devemos incluir um processo importante como a fixação de nitrogênio nas previsões sobre o que acontecerá no Oceano Ártico nas próximas décadas”, conclui Riemann.