Espaço foi projetado para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
A Vila COP, construída para a COP30, foi entregue em Belém com R$ 194,9 milhões de investimento.
Belém inaugurou nesta segunda-feira (3) a Vila COP, espaço construído especialmente para receber participantes e líderes mundiais que estarão na 30ª edição da COP, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro na capital paraense. A estrutura recebeu R$ 194,9 milhões em recursos da Itaipu Binacional.
Estrutura e funcionalidades
O complexo ocupa uma área total de 19 mil metros quadrados e foi planejado para garantir conforto, segurança e funcionalidade aos hóspedes durante a conferência. A Vila COP é composta por seis blocos, sendo cinco destinados à hospedagem, com 405 suítes — 37 delas exclusivas para chefes de Estado. O sexto bloco abriga áreas de serviço, como lobby, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, além de quiosques de artesanato e souvenirs, restaurante, bar-café e loja de conveniência.
Participação feminina e inclusão
Outro destaque do projeto é a participação feminina na construção, com um grupo de 35 mulheres atuando em diversas funções, desde o planejamento até os acabamentos, sob a liderança de uma engenheira civil. Além disso, custodiados da UCRC (Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro) foram responsáveis pela confecção e montagem da mobília, integrando o programa “Construindo Novas Histórias”, da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária).
Planejamento pós-COP
A Vila COP foi construída próxima ao Hangar – Centro de Convenções da Amazônia e ao Parque da Cidade, facilitando o deslocamento até a Blue Zone, onde ocorrerão os principais debates e painéis oficiais da COP30. Após o encerramento da conferência, o espaço será convertido em um centro administrativo estadual, garantindo uso permanente da estrutura e contribuindo para a modernização da gestão pública no Pará.