A apresentadora usa sua plataforma para tratar de um tema urgente.
Virginia Fonseca usou seu programa no SBT para falar sobre feminicídio e incentivar denúncias.
Um alerta urgente sobre feminicídio
Virginia Fonseca utilizou o espaço de seu programa no SBT no último sábado (20/12) para abordar um tema de extrema importância: o feminicídio. Com dados impressionantes do Mapa Nacional da Violência de Gênero, que revelam que cerca de quatro mulheres são assassinadas diariamente no Brasil por questões de gênero, a apresentadora fez um apelo emocional à audiência.
“Quero compartilhar algo muito importante. Eu não sou de ferro, tenho dores e tento me blindar de muitas coisas. Mas hoje o assunto nem é sobre mim, Virginia, mas sobre ser mulher, sobre preconceito, sobre machismo e algo que não tem volta, a morte”, declarou. Com isso, Virginia enfatizou a gravidade do feminicídio, que não deve ser tratado como um assunto comum.
O que é feminicídio?
Feminicídio é o crime de homicídio cometido contra uma mulher em razão de sua condição de sexo feminino. Isso significa que a motivação do crime é, muitas vezes, o machismo e a desigualdade de gênero presentes na sociedade. Geralmente, esses crimes ocorrem em contextos de violência doméstica e familiar, e podem estar associados a práticas como a perseguição.
O Brasil, até 2015, considerava o feminicídio apenas como uma qualificadora do crime de homicídio. Contudo, em outubro de 2024, a Lei nº 14.994 foi implementada, transformando o feminicídio em um crime autônomo. Isso não apenas endureceu as penas para os agressores, mas também ampliou a punibilidade de outros crimes contra mulheres.
O papel da sociedade
Virginia Fonseca fez um apelo para que a sociedade se una contra essa realidade. “É preciso que outras pessoas fora da relação alertem. O feminicídio é real. Então, contem comigo nessa batalha. Denuncie, ligue 180”, afirmou a apresentadora, instando todos a se engajar na luta contra a violência de gênero.
Essa mobilização social é fundamental para mudar a cultura de silêncio que muitas vezes envolve casos de feminicídio. É uma questão que afeta a todos e, portanto, a conscientização e a denúncia são passos essenciais para combater essa epidemia.
Conclusão
A luta contra o feminicídio é uma batalha que exige o envolvimento de toda a sociedade. Através da conscientização e do apoio mútuo, é possível criar um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres. O apelo de Virginia Fonseca ressoa como um chamado à ação que não pode ser ignorado. É preciso que todos façam sua parte para garantir que o feminicídio não seja mais uma realidade.
Fonte: portalleodias.com
Fonte: @virginia)



