Vistos dos EUA ainda pendentes para delegação brasileira na ONU

Delegação aguarda liberação a uma semana da Assembleia Geral

Brasil aguarda liberação de vistos para a 80ª Assembleia Geral da ONU, com discurso do presidente Lula.

O governo brasileiro está na expectativa pela liberação de vistos para parte da delegação que participará da 80ª Assembleia Geral da ONU, marcada para ocorrer entre os dias 22 e 26 de setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a abertura do evento no dia 23. A keyphrase neste contexto é “vistos dos EUA”.

Situação dos vistos

O diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, ministro Marcelo Marotta Viegas, declarou que o governo dos EUA indicou que os vistos pendentes estão em processamento, mas não há previsões sobre a aprovação. O visto do presidente Lula já estaria garantido, no entanto, outros membros da delegação ainda aguardam a autorização.

Preocupações internacionais

Recentemente, os EUA revogaram os vistos da Autoridade Palestina e de seu presidente, Mahmoud Abbas, o que gerou preocupações na comunidade internacional. O Brasil, embora não seja membro do comitê responsável, expressou sua preocupação com a violação do acordo de país sede da ONU, enfatizando a importância do cumprimento das obrigações internacionais.

Reconhecimento da Palestina

Durante a Assembleia Geral, há expectativa de que países europeus, como França e Reino Unido, reconheçam oficialmente a Palestina como um Estado. Essa possibilidade contrasta com a posição dos EUA e Israel, que se opõem a tal reconhecimento. Essa dinâmica pode influenciar as discussões e decisões da Assembleia deste ano, que promete ser significativa para a política internacional.

PUBLICIDADE

Relacionadas: