Ator brasileiro é apontado como principal aposta para a premiação por sua atuação em "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho.
Ator é apontado como principal aposta para o Oscar 2026 por sua atuação em "O Agente Secreto". Filme já fez história ao vencer dois prêmios no Festival de Cannes.
Apontado como principal aposta para o Oscar 2026 de Melhor Ator, Wagner Moura volta a figurar na lista da revista americana “Variety”, divulgada na quinta-feira (2). O reconhecimento se deve à sua atuação em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
“O Agente Secreto” foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A produção já fez história ao vencer dois prêmios no Festival de Cannes, incluindo o de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho.
Ambientado durante a ditadura militar, o filme narra a história de um professor que se muda para o Recife e descobre que está sendo espionado. A produção estreou no Festival de Cannes em 18 de maio e foi aplaudida por cerca de quinze minutos, segundo documentos oficiais.
A “Variety” realiza suas apostas com base na repercussão dos filmes, premiações e avaliações da crítica especializada. Em maio, “O Agente Secreto” já havia sido premiado em Cannes. A imprensa internacional teceu elogios à obra, descrevendo-a como “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”. Kleber Mendonça Filho dedicou o prêmio à população de Recife e Pernambuco.