Xi promete defender o comércio livre no APEC apesar da ausência de Trump

Pacific Economic Cooperation (APEC) summit in Gyeongju

Líder chinês destaca a importância da cooperação em meio a tensões comerciais

Xi Jinping, em cúpula do APEC, reafirma compromisso com o comércio livre, ignorando a ausência de Trump. A economia global está em jogo.

Xi promete defender o comércio livre no APEC

No dia 31 de outubro de 2025, em Gyeongju, Coreia do Sul, o líder chinês Xi Jinping afirmou que seu país se compromete a defender o comércio livre durante a cúpula do APEC, marcada pela ausência do presidente dos EUA, Donald Trump, que deixou a Coreia do Sul um dia antes. A reunião, que tem como foco a cooperação econômica, foi ofuscada pelo encontro entre Trump e Xi, onde foram discutidos acordos para aliviar a crescente guerra comercial entre as duas potências.

Importância da cooperação em tempos de tensão

Xi enfatizou que “quanto mais turbulentos os tempos, mais devemos trabalhar juntos” e destacou a necessidade de estabilidade nas cadeias de suprimento, em resposta às tentativas dos EUA de se separar economicamente da China. Durante sua participação, Xi também expressou a abertura da China para investimentos e seu compromisso em manter o sistema de comércio multilateral.

Desafios para o APEC

Enquanto os líderes das 21 economias da região se reúnem, o APEC enfrenta desafios significativos, incluindo a competição estratégica entre EUA e China e as vulnerabilidades nas cadeias de suprimento. O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun, expressou preocupações sobre a emissão de uma declaração conjunta que reforce o comércio livre, dada a divisão de opiniões entre os membros.

Expectativas para o futuro

O presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, ao abrir a cúpula, apelou por maior solidariedade e cooperação entre os participantes, enfatizando que, embora os interesses nacionais possam divergir, o objetivo final deve ser a prosperidade compartilhada. Se estratégias de cooperação não forem revistas, a cúpula poderá não alcançar os resultados desejados em um cenário econômico global em rápida mudança.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: