A Ucrânia busca adquirir caças Gripen em visita do presidente à Suécia
Zelensky assina carta de intenções para comprar 150 caças Gripen na Suécia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esteve na Suécia nesta quarta-feira (22) para assinar uma carta de intenções que pode levar a Ucrânia a comprar 150 caças Gripen. Durante a visita, ele se encontrou com o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson em Linkoping e teve a oportunidade de sentar em um dos caças Gripen.
Detalhes da visita e do acordo
O Gripen é um caça supersônico leve monomotor de quarta geração, projetado para missões multifuncionais como combate, bombardeio aéreo e reconhecimento. Zelensky declarou que a Ucrânia planeja começar a usar os jatos Gripen suecos no ano que vem. O primeiro-ministro sueco, por sua vez, destacou que nada foi decidido ainda, mas estimou que a produção e entrega da primeira aeronave nova poderiam levar até três anos.
Expectativas sobre a entrega
Embora não tenha havido decisão sobre o envio antecipado dos modelos mais antigos do Gripen, essa possibilidade não foi descartada. A visita de Zelensky à Suécia marca um passo significativo na parceria militar entre os dois países, em meio ao contexto de conflitos e tensões geopolíticas na região.