Cláudio Castro confia na Justiça Eleitoral antes de julgamento

Vinicius Schmidt/Metrópoles

Governador do RJ está sob análise do TSE sobre possíveis irregularidades

Em 04 de novembro de 2025, o governador Cláudio Castro expressou confiança na Justiça Eleitoral antes de um julgamento no TSE que pode resultar em sua cassação.

Em 04 de novembro de 2025, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), expressou sua confiança na Justiça Eleitoral antes do julgamento de duas ações que podem resultar em sua cassação e inelegibilidade. Castro afirmou que os processos contra ele, devido a supostos ilícitos praticados nas campanhas eleitorais de 2022, já foram analisados pelo TRE/RJ e considerados improcedentes.

Ações contra Castro no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (4) Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que envolvem Cláudio Castro e outros corréus. As ações foram pautadas pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, logo após a recente megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortos. Há a expectativa de que um pedido de vista seja solicitado durante o julgamento.
Além de Castro, o processo também pede a cassação do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e de Thiago Pampolha, que renunciou ao cargo de vice-governador em maio. Os três são acusados de abuso de poder político e econômico no financiamento de projetos da Ceperj e da Uerj em 2022.

Contexto das acusações

Os processos em análise são recursos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra uma decisão do TRE/RJ que absolveu Castro e outros acusados de contratações irregulares na Ceperj e na Uerj. O MPE argumenta que as contratações de servidores temporários foram feitas sem amparo legal, o que resultou em vantagem eleitoral indevida para os envolvidos.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: