Ranking de nomes e sobrenomes com dados do IBGE
O IBGE divulga lista com os nomes mais comuns no Brasil, destacando Maria e José. Saiba mais sobre os sobrenomes mais utilizados.
Em 4 de novembro de 2025, às 11h28, o IBGE divulgou um levantamento que aponta os nomes mais comuns no Brasil, com Maria e José liderando a lista. Segundo os dados do Censo Demográfico de 2022, existem mais de 12 milhões de registros de Maria e mais de 5 milhões de José.
Nomes mais comuns
- Maria – 12,2 milhões;
- José – 5,1 milhões;
- Ana – 3,9 milhões;
- João – 3,4 milhões;
- Antonio – 2,2 milhões;
- Francisco – 1,6 milhão;
- Pedro – 1,6 milhão;
- Carlos – 1,4 milhão;
- Lucas – 1,3 milhão;
- Luiz – 1,3 milhão.
Sobrenomes mais comuns
Além dos nomes, o estudo revelou que mais de 34 milhões de brasileiros têm o sobrenome Silva. Confira os sobrenomes mais frequentes:
- Silva – 34 milhões;
- Santos – 21,3 milhões;
- Oliveira – 11,7 milhões;
- Souza – 9,1 milhões;
- Pereira – 6,2 milhões;
- Ferreira – 6 milhões;
- Lima – 6 milhões;
- Alves – 5,7 milhões;
- Rodrigues – 5,4 milhões;
- Costa – 4,8 milhões.
Curiosidades sobre nomes
Rodrigo Almeida Rego, gerente de Inovação e Desenvolvimento do IBGE, destacou que esta é a primeira vez que os sobrenomes mais utilizados são divulgados. A nova versão do site traz curiosidades, um mapa mundial com nomes frequentes em diferentes nacionalidades e uma ferramenta para visualizar tendências de popularidade dos nomes ao longo do tempo. O levantamento também mostra como alguns nomes têm diminuído ou aumentado em popularidade, como Osvaldo e Terezinha, que apresentaram declínio, enquanto Gael e Helena tiveram ascensão.
Receba mais notícias sobre o Brasil através do canal do Metrópoles no WhatsApp ou Telegram.