Inauguração traz mais de 240 serviços em um só local
Nesta terça-feira (4), Ponta Grossa recebeu a nova unidade do Poupatempo Paraná, oferecendo mais de 240 serviços do governo em um único espaço.
Nesta terça-feira (4), Ponta Grossa, nos Campos Gerais, recebeu a nova unidade do Poupatempo Paraná, oferecendo mais de 240 serviços do governo em um único espaço. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou a unidade, que é a terceira do programa, com previsão de 20 unidades até março de 2024.
Estrutura e funcionamento da unidade
Instalada no Shopping Palladium, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem capacidade para realizar até 1,7 mil atendimentos diários. Antes da inauguração, a unidade passou por uma fase de testes entre 30 de outubro e 3 de novembro, onde 718 atendimentos foram realizados. O governador destacou que o projeto foi planejado para facilitar o acesso aos serviços públicos, integrando tecnologia ao atendimento. “Aqui será um espaço para o cidadão resolver praticamente todas as suas necessidades com o poder público”, afirmou.
Integração com prefeituras e órgãos federais
De acordo com Leandro Moura, superintendente de Governança de Serviços e Dados, o Poupatempo Paraná já começa a atrair o interesse de prefeituras e órgãos federais para integrar seus serviços ao sistema. Neste primeiro momento, as unidades oferecem serviços estaduais, mas há tratativas para incluir novos serviços, como suporte ao Gov.br e emissão de passaportes pela Polícia Federal.
Reações da população
A população já demonstrou adesão ao novo serviço. O aposentado Neudes Carneiro, de 70 anos, aprovou o atendimento durante sua visita. “É um espaço muito bom, muito organizado. Fui muito bem atendido”, contou. Além disso, a motorista Samara Costa elogiou a rapidez do serviço, destacando a praticidade de resolver múltiplos documentos em um só lugar.
Próximas unidades
Outras duas unidades do Poupatempo Paraná iniciaram atendimento em fase de testes nesta semana, em São José dos Pinhais e Curitiba. Até o fim do ano, cidades como Umuarama e Cascavel também devem iniciar operações. Com a integração de serviços, o governo espera facilitar o acesso e melhorar a experiência do cidadão com a administração pública.